Wafel de minuto (receita belga de família)

Wafel para a maioria dos viventes é WAFFLE - "ueifel", se você tiver dificuldade com a pronúncia.

Essa massinha crocante com furinhos quadrados é uma comida típica belga, que eu tive o prazer de aprender a fazer lá mesmo, na família com que morei por um ano.

Wafel, ou waffle para os mais americanizados, me traz a sensação de aconchego, de que estou em casa. Não só o gosto, mas o cheiro. Parece mentira o que eu vou dizer, mas as ruas da Bélgica, as estações de trem, muitas vezes cheiram a wafel. Eu tenho a nítida lembrança de caminhar por lá sentindo esse cheiro, como se fosse uma coisa natural do ar.

A história do wafel eu não vou contar agora para encurtar o caminho até a receita, mas quero explicar que existem duas receitas típicas (como se não bastasse ser bom de um jeito só, os caras inventaram dois jeitos...).

O tipo de wafel que eu mais gosto é o Luikse Wafel, ou Wafel de Liège. É uma receita feita com tempo, que leva fermento de pão e pérolas de açúcar (coisas que, claro, a gente não encontra por aqui). Para fazer esse tipo de wafel, o ideal é que se tenha uma máquina porreta de assar, pois eles são muito mais densos. Mais densos e muito mais gostosos!

Luikse wafel - imagem não autoral, do sr. Google


Existe também o wafel de Bruxelas, que é o que a gente tá mais acostumado a ver fazerem em casa. A característica dele é ser um wafel de massa extremamente leve, aerada e crocante. Este pode ser feito tanto com fermento de pão quanto com fermento químico. A receita que eu posto agora é com fermento químico e rapidíssima de fazer. Tanto que o nome dela em holandês é Minuut Wafel, que é Wafel de minuto.
Vamos lá?

E essa sou eu fazendo wafel em casa


Ingredientes:

- 250gr de farinha de trigo com fermento, se você optar por usar a farinha sem fermento, adicione uma colher de sopa de fermento químico.
- 2 ovos
- 400ml de leite
- 75gr de manteiga
- 1 sachê de açúcar de baunilha ou 1 col. de chá essência de baunilha

Você vai fazer assim (exatamente como a minha mama belga me ensinou):

Bata as claras em neve e separe as gemas. Adicione a farinha em uma tigela funda. Aqueça o leite até ficar morno e deixe a manteiga derreter no leite. Adicione à farinha as gemas e a essência de baunilha. Misture o leite e a manteiga e adicione à farinha também, mexendo até que fique uma mistura bem lisa. Incorpore cuidadosamente as claras em neve à massa. Estão prontos para assar.

Na Bélgica, o tradicional é comer os wafels com açúcar polvilhado em cima. Pode ser açúcar de confeiteiro ou mascavo, mas para a turistada eles inventam e colocam de tudo, de chantilly à Nutella. Então, seja criativo. Eu dou uma abrasileirada na coisa e, particularmente, adoro o contraste do wafel com requeijão ou manteiga.

Façam e sejam felizes, deixem a casa de vocês se encher desse cheirinho de aconchego.



Comentários

Postagens mais visitadas