Pão Colonial

No ano de 2015, durante as férias de julho da faculdade, descobri que o SENAC iria promover um curso de panificação. Eu amo fazer pão! Quero muito poder fazer mais cursos quando a vida estiver mais calma (leia-se "minha aposentadoria", talvez).

Pois fiz o curso de Pães e Massas caseiras do SENAC, com duração de um mês, aulas de segunda a sexta pela manhã. As primeiras aulas foram teóricas. Aprendemos o fundamental, desde a estrutura necessária em uma cozinha / padaria, utensílios permitidos, questões de contaminação e segurança, farinhas, fermentos e etc. Foram aulas bem esclarecedoras, com explicações super importantes para quem quer fazer um bom pão.

Depois vieram as aulas práticas, aí sim veio a felicidade... Só quem gosta de fazer pão sabe o orgulho que dá de ver o bichinho crescendo como deve ser.

A receita que trago hoje é do banco de dados do SENAC. Não mudei um grama de farinha pois ela é perfeita. De todos os pães que já fiz, exceto pelos croissants, esse é definitivamente o preferido da minha família. Ele fica com cara e gosto de interior. 


Desculpem pela foto, o pão nem tinha saído da forma ainda, mas também não planejava postá-la aqui no blog. Vamos à receita? Ela irá render 4 pães de 450 gramas, por isso muitas vezes eu faço meia receita. Aí é só você dividir os ingredientes na metade.

Ingredientes:

- 1 kg de farinha de trigo
- 100 gr de açúcar
- 80 gr de manteiga derretida
- 15 gr de sal
- 20 gr de fermento biológico seco
- 4 ovos
- 400 ml de leite

Em um bowl, misture a farinha, o açúcar e o fermento. Em seguida, vá adicionando os ingredientes molhados, ainda sem incorporá-los aos secos. Coloque o leite, os ovos, a manteiga e por último o sal. Em uma bancada enfarinhada, sove bem. Aqui você vai precisar de braço, e não de força. Aprendi no curso que sovar pão é exatamente como lavar roupa na mão. Você não precisa de força, só de jeito. 

Divida a massa nas formas e formato para assar. Deixe o pão crescer por, pelo menos, 1 hora. O ideial é que ele quase dobre de tamanho. Antes de assar, pincele óleo por todos os pães e depois a gema. Isso vai garantir que, além de douradinho, ele fique brilhoso. Leve para assar em forno pré-aquecido a 170ºC por +ou- 35 minutos. 

Este é daqueles pães que tem casquinha e um interior super macio, pode confiar em mim.

Ficou com alguma dúvida? Deixe aqui nos comentários.

Até a próxima! Beijos!

Comentários

Postagens mais visitadas