Stoofvlees, um prato típico belga

Refiz esta receita em casa faz mais ou menos um mês e fiz as fotos que estão neste post. Nada de profissionais, pelo contrário. Mas são só uma forma de mostrar um passo a passo.

A Stoofvlees tem nome complicado mas é simples de fazer e uma delícia. Um prato típico belga mas que bem podia ser adotado aqui. É uma carne de panela feita na cerveja preta e que tem caldo encorpado. E sabe o que encorpa o caldo? Pão preto com mostarda! É surpreendente, mas por isso que fica deliciosa!

Lá na Bélgica esta carne é servida SEMPRE com batatas fritas e, muitas vezes, ainda com uma saladinha de repolho para acompanhar também. Nas "Frituur", ou seja, as casas de fritura típicas do país, onde se vende aquela batata frita clichê enrolada em papel que parece jornal que você está acostumado a ver na TV e internet, as fritas são servidas com o molho desta carne, se você desejar. Era o que eu sempre comia!

Na minha família belga, quem prepara este prato é o meu papa, e faz com maestria. Considero a Stoofvlees dele melhor que as de restaurante. E só para explicar melhor, "Stoof" quer dizer fogão em português, vlees quer dizer carne. Junta tudo e dá Stoofvlees =  carne de fogão, rsrsrsrs. Bem óbvio, né?!
Mas vamos à carne!

Ingredientes:

- 2 cebolas grandes
- 1,5 kg de carne de músculo em cubos médios (sim, carne de músculo que vai na pressão e fica uma delícia, pode confiar!)
- manteiga, tanto quanto baste para selar os cubos de carne
- 2 colheres de sopa de mostarda de boa qualidade
- 2 fatias de pão integral (o mais preto que você encontrar no mercado)
- 2 folhas de louro
- tomilho fresco (coloque na quantidade que gostar. Às vezes eu nem ponho.)
- sal
- pimenta do reino
- 3 longnecks de cerveja preta

Na Bélgica, existe um tempero pronto a base de cravo, canela e outras especiarias. Às vezes não se usa o tempero e adiciona-se cravo e canela no tempero da carne ou no momento de juntar a carne e a cerveja. Aqui no Brasil, isso causa muito estranhamento, então fique à vontade para decidir usar ou não.

Modo de fazer:

Pique as cebolas e reserve. Tempere os cubos de carne com sal e pimenta do reino. Em uma frigideira grande e um pouco funda, sele a carne na manteiga até que fiquem dourados, mas não necessariamente todos cozidos por dentro. Faça isso em partes. Conforme for selando, vá passando-os para uma panela de pressão (fora do fogo, por enquanto). Assim que todos os cubos de carne estiverem na panela de pressão, acenda a boca do fogão. Na frigideira em que selou a carne, derrame as 2 longnecks e deixe que a cerveja pegue o gosto da carne e da manteiga. Em seguida, passe todo o líquido para a panela de pressão. Adicione então o louro, o tomilho e mais sal, se necessário.
Em seguida, passe a mostarda generosamente nas fatias de pão. Coloque-as com a mostarda virada para baixo logo em cima da carne. Sim, deixe-as ali repousando. Feche a panela de pressão e deixe cozinhar em fogo baixo por pelo menos 30 minutos. Tire a pressão, abra a panela de vez em quando e vá acompanhando o cozimento.















A carne deve ficar se desmanchando, bem macia e o molho deve ficar um pouco espesso.
Sirva com uma saladinha e batatas fritas. Quer completar o cardápio belga? Adicione maionese às batatas...
E nada de culpa depois! Eu juro que vai valer a pena!
Se fizer, me conte aqui. Se tiver alguma dúvida, não deixe de me perguntar também.

Comentários

  1. oi gostaria de saber se posso fazer e armazenar para outro dia...a cerveja deixará o molho amargo?

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas