Macarrão de uma panela só



Essa receita surgiu neste feriadão por dois motivos:
1. meu marido estava doente, sem vontade de comer nada, porém eu sei que ele não resiste a uma massinha;
2. eu precisava de um almoço que não desse trabalho nem sujasse muita louça, afinal, com um combatente acamado, só tinha eu para providenciar a comida e limpar tudo no fim;

Foi aí que eu joguei no Google "macarrão de uma panela só" e... tcharaaaam, a massa praticamente caiu pronta na minha mão.

Fiz com o que tinha em casa e, contrariando meu gosto particular, azeitonas quentes ficaram uma delícia no meio da mistura. De vez em quando a gente tem que dar o braço a torcer.

É uma receita de poucos ingredientes, mas o resultado é de restaurante! Pode confiar! E é uma alternativa vegetariana e que pode se transformar em vegana para quem quiser.

Ingredientes: 

- 250 gr de macarrão da sua preferência. Usei spaghetti.
- 300 gr de tomatinho cereja ou uva cortados na metade
- azeite (em média 2 colheres de sopa)
- 1 colher de chá de sal
- 1/2 xícara de azeitonas cortadas
- 1 cebola picada
- 2 dentes de alho bem picadinhos
- pimenta do reino a gosto
- folhas de manjericão a gosto
- 4 xícaras de água fervente
- 2 colheres de sopa de requeijão (que para os veganos pode ser substituída por creme de soja, por exemplo)
Modo de fazer:

Use uma panela de fundo largo. Ela não precisa ser necessariamente funda, mas tem que ser larga. Uma wok resolve bem o problema.
Refogue a cebola no azeite até murchar e, em seguida, adicione o alho. Adicione os demais ingredientes, colocando por último a água e a massa. Vá molhando a massa para que ela amoleça em seguida e fique submersa com os demais ingredientes. Cozinhe em fogo alto até levantar fervura, depois abaixe o fogo. Mexa de vez em quando com um garfo para que a massa não cole. Isso é só precaução, comigo não colou nunca. Assim que o macarrão estiver cozido, desligue o fogo, adicione o requeijão e misture. Sirva em seguida. Parece mentira, mas a quantidade de água para o cozimento é ideal. A massa fica com a quantidade certa de "molho" e fica uma delícia porque tudo cozinhou junto. Sabores muito bem distribuídos.

#dicaintuitiva: refoguei minha cebola e alho em um azeite de pimenta. Ficou maravilhoso. Ainda estou incrédula com o sabor de uma massa assim, feita de forma tão simples.  Para quem não gosta de azeitonas, faça com elas mesmo assim. Eu não sou fã delas quentes, mas tenho que admitir que o sabor delas não sobressai. Fica tudo bem equilibrado.

Neste link aqui tem mais um monte de ideias para quem quer cozinhar com uma panela só.


Comentários

Postagens mais visitadas