Bolo de banana e granola integral

Esse bolo é o melhor e mais molhadinho que vocês irão comer! Sério, ele ficou molhadinho por três dias, mesmo em cima do meu balcão de cozinha só tapado com um paninho.

É um bolo que satisfaz bastante. Meu marido até relacionou ele com cuca, porque tem o crocantezinho da granola em cima. E, se meu marido, que troca qualquer outra coisa por junk food comeu, é porque é bom mesmo.

Esses dias, só tinha sobrado a beirada do bolo, já fazia uma semana que tinha feito - porque, para quem não sabe, eu acabo comendo as coisas sozinha em casa devido à seletividade do meu marido. Ele é um chato para comer, rsrsrsrs, aí demora para acabar - e fui jogar fora os pedacinhos secos e ele disse: "Não joga fora não, dá aqui que eu como!". Bom, ficou comprovado que a receita é boa mesmo.

Ingredientes:

-1 xíc de açúcar mascavo (preciso dizer, sou a rainha da substituição, mas neste caso faz diferença no sabor e na cor linda do bolo);
- 2 ovos;
- 1/2 xíc de óleo;
- 3 bananas maduras amassadas;
- 2 colheres de sopa de iogurte natural ou grego sem sabor;
- 1 colher de chá de essência de baunilha;
- 2/3 de xíc de farinha de trigo branca;
- 1 xíc de farinha de trigo integral;
- 1/2 colher de chá de sal;
- 1 colher de chá rasa de canela em pó;
- 1 colher de chá de bicarbonato em pó (não, não leva fermento);
- granola a gosto;

Modo de fazer:

Comece misturando o açúcar com os ovos até formar um creme fofo. Já fiz na batedeira e já fiz na mão. Na mão leva um tempinho, mas não é impossível. Não importa o jeito que você escolher, não deixe de bater até ficar um creme fofo. Em seguida, adicione o óleo, as bananas, o iogurte e a essência de baunilha. Quando estiver tudo bem incorporado, é hora de adicionar os ingredientes secos: as farinhas, o sal, o bicarbonato e a canela. Misture e despeje a massa em uma assadeira de bolo inglês ou da sua preferência.

Na de bolo inglês fica um amor, mas ela não pode ser muito pequena. Apesar do bolo não levar fermento, ele cresce por causa do bicarbonato. Se a sua forma de bolo inglês for pequena, o bolo vai assar nas beiradas e ficar cru no meio, como já aconteceu comigo. E, convenhamos, é um desperdício esse bolo ser mal assado. Da última vez, fiz nesta forma quadrada e também achei ótimo. Assou super bem. Ahh, nem precisa lembrar de untar a forma, né?

O grand finale é colocar a granola por cima da massa, fazendo uma "cobertura", eu gosto dela abundante. Fica ainda mais crocante depois de ir no forno.

Asse a 180ºC por mais ou menos 50 minutos. Esse é o tempo que o meu forno leva, mas pode variar entre 40min e 1 hora.
Está pronto! Se deliciem. Super combina com um chazinho preto ou um cafezinho. Dá para trocar o pão pelo bolinho.Já comi com requeijão também e achei que ficou legal pois quebra o doce.



Comentários

Postagens mais visitadas