Quiche de tomate confit com aspargos

Olá! Tudo bem?

Hoje trouxe uma receita que fiz para o Natal e para o Ano Novo. No Natal, levei para a casa dos meus sogros, já no Ano Novo fiz algumas alterações na preparação e dei uma cara nova para a quiche que levei para a ceia de reveillon, na casa dos meus tios.

A receita original é a que leva aspargos. Eu encontrei ela no Tastemade e achei que tinha cara de Natal por ficar verde e vermelha.

Meio caminho andado

Vamos aos ingredientes:

- 250gr de manteiga bem gelada em cubos
- 2 e1/2 xíc. de farinha de trigo
- sal
- 2 colheres de sopa de água gelada
- 4 xíc. de tomate cereja
- 4 dentes de alho amassados
- 4 colheres de sopa de azeite de oliva
- 3 ramos de tomilho
- 3 xíc. de leite
- 1/2 xíc de muçarela ralada (sim, muÇarela)
- noz-moscada em pó
- pimenta
- 1 maço de aspargos frescos branqueados e picados na diagonal, com cerca de 2 cm cada

Modo de fazer:

Para fazer a massa, base da quiche, coloque 150gr de manteiga em uma tigela com 2 xíc. de farinha e o sal. Misturar tudo com a ponta dos dedos até virar uma farofinha. Adicionar a água gelada apenas até conseguir formar uma bola, cobrir com plástico e levar à geladeira por uma hora. Depois, em uma superfície limpa e enfarinhada, abrir a massa com um rolo e transferi-la para uma forma de 20cm de diâmetro. Eu coloquei em uma forma de 23cm e deu super certo também. Com um garfo, faça furos na massa, gele por mais 15 minutos e coloque para assar em forno a 200ºC por 20 minutos. Reserve.

Para fazer os tomatinhos confit, coloque-os distribuídos em uma assadeira com o alho triturado, o azeite, sal e tomilho. Asse por a 150ºC até que murchem e sua casa fique com um cheiro maravilhoso. Reserve.

Para fazer o recheio da quiche, em uma panela derreta 100gr de manteiga e junte 1/2 xíc. de farinha de trigo, mexendo sempre. Vai formar uma massa meio durinha... É assim mesmo, como o início de um molho bechamel. Em seguida, adicione o leite e misture com vigorosidade. Adicione a muçarela, noz-moscada, sal e pimenta e misture. Adicione à mistura os tomatinhos confit (sem o azeite) e os arpargos branqueados. Em seguida, transfira a mistura para a massa da quiche e leve ao forno a 180ºC por cerca de 20 minutos ou até dourar.

Olha que lindaaaaa! Vontade de comer de novo.
Parece que esta receita dá trabalho, mas são só algumas etapas breves, principalmente se você separar todos os ingredientes antes. Faça o chamado "mis en place".

Para saber como branquear aspargos... Eu confesso pra vocês, eu também não sabia. Mas nada que uma pesquisada não resolva o problema.

Foi bem simples. Fervi um pouco de água com sal e coloquei os aspargos ali simplesmente para dar um susto neles, por mais ou menos 2 minutos até que ficassen levemente macios. Eu disse levemente, pois iriam para o forno depois. É só para tirar aquela cara de cru mesmo.

A diferença desta receita para a que fiz no Ano Novo é que retirei os aspargos e coloquei mais muçarela ralada e queijo gorgonzola ao meu gosto no recheio da quiche. Naturalmente, ela ficou mais gordinha, mas também ficou uma delícia e foi uma variação que mudou bastante o sabor. Pode não parecer, mas o gosto do aspargo é bem predominante na versão original. Você pode variar com outro legume da sua preferência. Eu, por exemplo, acredito que deve ficar uma delícia com brócolis ou couve flor também.

Seja criativo!


Comentários

Postagens mais visitadas