Bife Wellington customizado

Olá!

Hoje trago uma receita que quis testar durante um bom tempo, mas não tinha coragem. Na minha cabeça, era muito difícil de fazer. Bobagem! Lá em casa, fizemos meio que a quatro mãos, meu marido e eu...

O Bife Wellington carrega um pouco de glamour. Talvez por ser uma receita típica inglesa, talvez pela função de assar o filé dentro da massa folhada, de não poder soltar muita água da carne e etc... De qualquer forma, não é nenhum bicho de sete cabeças e é o tipo de comida que se aprende fazendo. Assisti vários vídeos, li várias receitas e acabei fazendo a minha própria versão. Os ingleses que me desculpem, mas sou dessas que as vezes avacalha um clássico...

A maioria das receitas que vi tem como recheio entre a massa folhada  e o filé um patê de cogumelos e o presunto de parma. Aqui onde moro nem sempre - leia-se nunca - é fácil encontrar esses dois ingredientes, por isso segui a linha das variantes que vi por aí, e fiz um patê/pesto para o recheio.


Ingredientes:

- 1 embalagem de massa folhada pronta (em rolo)
- 1 peça de filé mignon limpo
- 50 gr de manteiga para selar o filé
- sal 
- pimenta do reino moída na hora

Para a pasta/pesto:
- 1 xíc. de castanhas do Pará
- 2 dentes de alho
- 1 xíc. de manjericão fresco
- azeite de oliva extra virgem (o quanto baste)
- sal a gosto

Primeiro você faz a pasta e deixa prontinha para o momento de usar. 
O ideal é moer as castanhas em processador ou liquidificador, adicionar o manjericão (sempre moendo), o alho e o azeite até dar um ponto de patê. Depois você acerta o sal. É bom que fique uma pasta meio seca, pois a própria gordura da castanha já ajudará na consistência. Reserve.

Tempere o filé mignon com sal e pimenta do reino. Em uma panela, coloque a manteiga e deixe o filé selar por 5 minutos de cada lado. É importante você cuidar o tempo. Eu, por exemplo, fiquei com medo que meu filé cozinhasse demais na panela e no fim ele ficou mal passado, mesmo depois de ir ao forno. Então não tenha medo, principalmente se você não curte carne crua, rsrsrsrs. 

Depois de fazer isso, enrole o filé em um pano limpo e coloque-o na geladeira. Para enrolá-lo na massa folhada ele não pode estar quente e o pano ajuda a absorver o excesso de suco do filé, evitando que depois a sua massa fique molhada e não crocante. Deixe descansar lá por uns 20 minutos.

Para a montagem, abra a massa folhada com um rolo em uma superfície enfarinhada. Adicione a pasta de castanhas e manjericão sobre a massa, no mesmo local em que você pretende posicionar o filé. Retire o filé da geladeira, posicione-o no lugar certo e enrole. Você pode juntar as emendas com gema de ovo. Vire o filé para que a emenda maior fique posicionada para baixo, dobre também as laterais, onde sobra massa para fechar o "pacotinho". Deixe-o descansar na geladeira por mais 30 minutos. Assim que retirar de lá, pincele todo o filé envolto na massa folhada com a gema de ovo e leve ao forno pré-aquecido a 180ºC por mais ou menos 40 minutos ou até que a massa folhada esteja bem assada e douradinha. 

Sei que parece um preparo longo, sei que parece que dá trabalho, mas fica muito bom. A única coisa que eu achei nesta customização que fiz é que o patê ficou aromático demais. Pessoas que tem o paladar mais simples podem achar o sabor forte, mas é uma opinião pessoal. Minha família gostou bastante!

Faça um purezinho de batatas para acompanhar. Vai super bem. Desculpem pela foto, mas esta é exatamente do dia em que fiz o filé pela primeira vez. Notem como ele ficou mal passado, por isso, mais uma vez digo para atentarem ao tempo na hora de selar.

Espero que tenham gostado. Qualquer dúvida ou sugestão, é só deixar nos comentários.






Comentários

Postagens mais visitadas