Tarte Tatin - Torta de Maçã ao estilo francês

A Tarte Tatin é uma receita tradicionalíssima da França. Tão tradicional que virou patrimônio imaterial do país.

Fica uma delícia se servida quentinha com sorvete de creme.
Perdão pelas fotos, são todas super amadoras, feitas na última vez que fiz a sobremesa.

Mas conhecem a história desta torta? É bem peculiar. Conta-se que ela foi criada nos anos 1880, no Hotel Tatin, em Lamotte-Beuvron, a mais ou menos 160 km ao sul de Paris. O estabelecimento era gerido pelas irmãs e proprietárias Stéphanie e Caroline Tatin. Stéphanie era responsável pela cozinha e, num dia particularmente atarefado, em que além de tudo, ainda tinha que levar ao forno uma tradicional torta de maçã, terminou se atrapalhando e colocou as frutas para cozinhar na manteiga e açúcar, porém esqueceu-se de fazer a massa que ia abaixo das maçãs. Resultado: para tentar salvar a sobremesa, ela teve a ideia de colocar a massa tampando a boca da panela e enfiá-la diretamente no forno para assar. Ao servi-la, de cabeça para baixo, verificou que os hóspedes adoraram a invenção.

De fato, a Tarte Tatin é torta de maçã fácil de fazer e deliciosa, um doce que enche a casa de um cheiro maravilhoso e tem um sabor amanteigado que é demais. É demais mesmo! Até quem não come maçã comeu esta torta. Já fiz algumas vezes, inclusive uma delas foi para uma senhora francesa que mora na minha cidade. Ela adorou! A receita, da Uiara Araújo, do blog Le Plat Du Jour, é quente. Podem confiar!

Ingredientes:
50g de açúcar
200g de farinha
125g de manteiga
1 ovo

Para as maçãs:
100g de manteiga
200g de açúcar
2kg de maçãs, preferencialmente a do tipo Gala, pois soltam menos água (digo isso porque já testei com outras qualidades de maçã)

Modo de preparo:
Misture o açúcar, a farinha, a manteiga e o ovo até formar uma massa que descole das mãos. Envolva em filme de pvc e deixe na geladeira enquanto você prepara o recheio.

Para fazer o recheio, descasque e corte as maçãs em quartos, deixando de molho em água para que não escureçam. Em uma frigideira grande e que possa ir ao forno depois, derreta o açúcar com a manteiga. Quando tiver atingido um tom de caramelo, disponha as maçãs uma do lado da outra, com o lado arredondado virado para o caramelo, e deixe cozinhar por 20 minutos. Você vai observando a cor da maçã. Ela vai ficando mais amarronzada e mais molinha.
Abra a massa em uma superfície levemente enfarinhada – eu disse levemente, rsrsrs. Ela deve ter um diâmetro suficiente para cobrir as maçãs na frigideira.
Coloque a massa aberta por cima da frigideira e leve ao forno pré-aquecido a 180 graus por mais 20 minutos ou até que você veja que ela está douradinha.


Vire a torta de cabeça para baixo em um prato e sirva!


#dicadeamiga: o ideal é que esta torta seja feita no dia para que a massa não fique mole depois de muito tempo. Mas você pode fazer de manhã para servir à noite, sem problemas. Deixe ela na frigideira até a hora de servir. Para desenformá-la, coloque a frigideira rapidinho na boca do fogão e aqueça o caramelo, assim ele vai descolar facilmente do fundo e você não terá o inconveniente de alguma maçã ficar colada na frigideira.

Comentários

Postagens mais visitadas