Risoto cremoso de abóbora

Não sei onde vocês moram, mas aqui o outono, que começa dia 20/03, já começou a dar as caras. Desde domingo o tempo tá fresquinho, já nem estamos mais ligando o ar-condicionado para dormir lá em casa e já tomei até sopa.

Tenho saído de casaco de manhã e essa temperatura convida a gente a preparar umas receitas mais quentinhas para o fim do dia, ou quem sabe para o fim de semana.

E não é o risoto mais lindo que vocês já viram?


Ainda no ano passado fiz uma receita de risoto de abóbora muito boa e ótima para esse clima. É delicioso, fácil de fazer e bem nutritivo, exceto pela parte do bacon. Gente, o que há comigo que faço tantas receitas que levam bacon? Acho que é influência do meu marido. Se ele pudesse, comeria bacon até cru.

Mas vamos lá. A receita deste risoto eu peguei no canal do Youtube "Gastronomismo", de uma também gaúcha chamada Isadora Becker. Dei uma mudadinha em pequeníssimos detalhes, que vocês já vão saber. 


Ingredientes:

250g de abóbora cabotia sem casca
2 folhas de louro
1 ramo de alecrim
Ramos de tomilho
1L de água
1 colher de sopa de açúcar
½ colher de chá de canela em pó
½ colher de chá de páprica picante
100g de copa fatiada (aqui é que usei o bacon em cubinhos bem pequenos)
1 cebola pequena
2 dentes de alho
1 xícara de arroz arbório
½ xícara de vinho branco seco
Sal
Pimenta

Modo de preparo:

Leve para uma panela a abóbora descascada e cortada em cubos juntamente com as ervinhas. As ervinhas aqui são opcionais. Claro que deixam o risoto mais aromático mas eu, por exemplo, não usei pois enjoo de alecrim. Cozinhei a abóbora em temperinhos que eu gosto.
Cubra tudo com água e cozinhe em fogo médio até que a abóbora esteja bem macia. Quando estiver pronta, leve para um liquidificador as abóboras com um pouco do caldo. Quando virar um purê bem grosso, acrescente o açúcar, a canela, a páprica e tempere com sal. Reserve. Pára tudo aqui: esse momento é crucial porque se você não é mega fã de canela ou de comida picante, vá adicionando a canela e a páprica aos poucos. Eu fiz como manda a receita na primeira vez e achei que foi canela demais. Já a quantidade de páprica para mim estava boa. Ela não é exatamente, picante, não parece pimenta, mas dá um sabor super especial. Por isso vá provando, sem medo de dar a sua cara para a comida.

Pique o bacon em cubos pequenos e rale a cebola e o alho. A receita original dizia para fritar o bacon em manteiga, mas acho um exagero. Bacon frita sozinho na própria gordura. E foi o que eu fiz: em uma panela,  frite o bacon por 5 minutos, até ficar dourado e crocante. Retire com uma escumadeira e reserve. Na mesma manteiga, refogue a cebola por 3 minutos e em seguida adicione o alho, deixando refogar por mais 1 minuto. Adicione o arroz arbório e refogue por 2 minutos e acrescente o vinho. Assim que o vinho secar, adicione duas conchas do caldo da fervura da abóbora e tempere tudo com sal e pimenta. Quando o arroz estiver al dente - macio por fora e resistente por dentro - acrescente o purê de abóbora. Sirva o risoto em um prato fundo e salpique o bacon crocante e queijo parmesão ralado.

Parece bobagem mas... o "bacon crispy" faz toda diferença no final. Se você é um fã irrecuperável de bacon como o meu marido, aconselho até a dobrar a quantidade pois fica maravilhoso e combina muito com o sabor do risoto.

Mais uma dica: se estiver frio, desligue o ar-condicionado e coloque uma regata na hora de comer. Esse risoto é garantia de corpo quentinho, pra não dizer suando. É levanta defunto. Bom apetite!

Comentários

Postagens mais visitadas