Torta Pascoalina

Ontem à noite fiz esta torta. E tudo começou no sábado passado, quando fui à feira e fiz minhas compras de legumes e frutas. Comprei espinafre. Faz tempos que eu quero reproduzir uma receita de Canelone de espinafre com ricota do Vai Comer O Quê?, um canal do Youtube que eu amo!
Mas acabei demorando a fazer, o espinafre estava começando a murchar e eu tombei, sem querer, com esta torta na internet. Tinha todos os ingredientes em casa e fiz.

Ela foi retirada do site Panelinha, na Rita Lobo. A única "adaptação" que eu fiz, na verdade, foi um deslize meu mesmo. Mas acho que valeu a pena. Gostei do resultado. Mexi um pouco também nas quantidades dos ingredientes, adaptando ao tamanho da minha forma.

Ainda sobre a Torta Pascoalina, eu não conhecia, mas minha mãe disse que ela é muito comum no Uruguai. Disse que meu avô, que cresceu lá, adorava e comia com muita frequência. Eu não fazia idéia. Mas fiquei feliz em descobrir, por acaso, um prato que ele gostava tanto. Meu avô era um cara demais, sensacional. Infelizmente, faleceu cedo. Mas, talvez por isso, eu tenha lembranças dele como um cara tão ativo, tão vivo, tão pronto para tudo. Me emociono toda vez que lembro dele. Ele sempre fazia o que eu quisesse. Tinha muito tempo para as netas e ficava com a gente com gosto. Mas vamos à receita!

Ingredientes:

Para o recheio:
- 1 maço grande de espinafre;
- 2 colheres de sopa de manteiga;
- 1 peça de ricota (+- 400gr) moída;
- 1 cebola grande picada;
- 2 dentes de alho;
- 2 colheres de sopa de farinha de trigo;
- 1 xícara de leite;
- sal;
- pimenta do reino;
- noz moscada ralada;

Lave o espinafre, retire as folhas dos talos e rasgue grosseiramente. Em uma panela, derreta a manteiga e frite a cebola por 2 minutos até murchar. Em seguida adicione o alho, deixe fritar, coloque o espinafre e misture. Deixe cozinhar por mais ou menos 5 minutos até o espinafre murchar. Em seguida, coloque as 2 colheres de farinha de trigo e mexa bem. Aos poucos, vá adicionando o leite, sempre misturando, até engrossar. Adicione o sal, a pimenta e a noz moscada a gosto. Desligue o fogo. Incorpore a ricota moída ao espinafre e reserve. Eu passei para outro recipiente para que fosse esfriando enquanto eu fazia a massa.

Para a massa:
- 2 xícaras de farinha de trigo;
- 1 pitada de sal;
- 100gr de manteiga gelada em cubinhos;
- 1/2 xícara de água gelada;

Misture a farinha e o sal. Em seguida, coloque os cubos de manteiga e vá misturando com as pontas dos dedos até formar uma farofa grossa. Depois adicione a água gelada até formar uma massa que se solte das mãos. Enrole em plástico filme e leve para a geladeira por 1h. Você também pode preparar a massa no dia anterior.

Para a montagem:
- 5 ovos (4 cozidos e um cru);
- farinha para polvilhar;
- sal e pimenta do reino a gosto;

Pre-aqueça o forno a 180ºC.
Polvilhe farinha em uma bancada. Separe 1/3 da massa e reserve. Com os outros 2/3 você irá abrir um círculo de massa com um rolo. Esse círculo deverá ser grande o suficiente para cobrir o fundo e as laterais de uma forma de 21cm de diâmetro. Coloque na forma e pressione com os dedos para firmas as laterais. Em seguida distribua todo o recheio de espinafre. Fatie os ovos cozidos e coloque as fatias espalhadas por cima do recheio. Abra um novo círculo de massa, agora com o 1/3 que você reservou. Cubra a torta e dobre a massa que sobrou nas laterais, fazendo um rolinho, "fechando a tampa".
Pincele uma gema sobre a massa e leve para assar durante 45 minutos, em média, ou até ficar bem douradinha.

#dica: Na receita original, abre-se cavidades no recheio de espinafre e coloca-se os ovos crus para que eles cozinhem no forno, junto com a massa da torta. Minha mãe disse que no Uruguai também é assim que é feito. Eu, não sei porque, ignorei este fato na hora que li a receita e fiz do meu jeito. Acho que ficou bom igual e não corri o risco dos ovos saírem ainda moles do forno. Na hora de preparar, você escolhe o que achar melhor.






Comentários

Postagens mais visitadas