Pudim de leite condensado sem furinhos

Nossa, o blog ficou um bom tempo sem ser atualizado. Minha rotina andou / anda bem corrida. Primeiro eu estava prestando a prova da OAB. Consegui concluir a primeira e segunda fase, estou aprovada! Graças a Deus (e ao meu estudo porque olha, vou te dizer, sentei a bunda e estudei... rsrsrs).

Esse final de semana fiz um pudim de leite condensado de sobremesa para uma feijoada em família.

A receita é do site Panelaterapia. Segui todas as dicas da Tati, dona do blog. Principalmente porque eu gosto de um pudim lisinho, sem furinhos.
Segundo ela, para que o pudim fique liso, ele não pode ser assado em temperatura muiiiito alta e deve ser colocado em banho-maria no forno, mas com a água fria. Segundo ela, isso faz com que a proteína do ovo demore mais a "quebrar/explodir", ou seja, isso acontece mais devagar. Assim não cria-se bolhas, logo, não temos furos.

Fiz duas vezes dessa forma e ele ficou liso, perfeito e cremoso. Olha que lindo!

Segue a receita!

Calda:
- 1 xícara de açúcar;
- 1/2 xícara de água;

Pudim:
- 4 ovos;
- 1 lata de leite condensado;
- a mesma medida da lata de leite;

Para quem já fez pudim, sabe que o modo de fazer é simples. Derreta o açúcar e a água direto na forma ou em uma frigideira antiaderente até que forme uma calda dourada. Eu faço na frigideira e passo para a forma de pudim depois. Acho mais fácil e menos difícil de queimar a calda.

Em seguida, bata no liquidificador até misturar bem todos os ingredientes. É tudo junto, sem ordem específica. Depois, despeje na forma caramelizada e asse em forno a 180ºC, em banho maria, por mais ou menos 1h. Lembrando que a água do banho-maria deve ser fria para um pudim sem furinhos.
Estará assado assim que a superfície ficar dourada. Mas costumo fazer o teste do palito, como se faz com bolos.

Depois de assar, leve para a geladeira. Na hora de tirar da forma, eu aqueço um pouquinho a "bunda da forma" na boca do fogão para derreter bem o caramelo e o pudim se soltar facilmente, sem quebrar. 

Não tem erro! Façam e me contem!

Comentários

Postagens mais visitadas