Rolinhos de endívia gratinados

Essa receita é um prato típico belga. Não estranhem se vocês verem muitos pratos belgas por aí. A explicação está neste post aqui

Na casa onde eu morei, se fazia muito esse prato. A primeira vez que eu comi, estranhei. A endívia é um vegetal que é do tipo amargo. Daqueles para quem já come folhas no "nível hard". Tá bom, não é para tanto... Também não é dos vegetables mais baratos. Paguei R$18,00 em 500gr. Mas para provar e variar de vez em nunca quando, vai. A verdade é que eu adoro, por isso fiz. Acho que você podia se libertar de preconceitos e provar também. Se ainda tá com medo, resta eu te dizer que meu marido comeu... Se ele gostou, você também vai gostar, confia em mim. 
 Ela pode ser comida crua, como uma canoa para patês e pastinhas ou cozida, como nesta receita.

Ingredientes:

- 500gr de endívia ou de 4 a 5 molhes médios;
- 1 colher de sopa de manteiga;
- 40gr de manteiga para o molho;
- 40gr de farinha de trigo;
- 700ml de leite;
- sal;
- pimenta do reino;
- noz moscada em pó ou ralada na hora;
- 300gr de queijo parmesão ralado na hora;
- 10 fatias de presunto, em média;

Em uma panela de fundo mais largo, derreta 1 colher de sopa de manteiga, coloque água até a metade, tempere com sal, pimenta do reino e noz moscada à gosto e, então, acomode os molhes de endívia para que cozinhem nesta água. Em média, 15 minutos são suficientes, mas eu finco com o garfo para saber se estão no ponto. Precisam ficar macias, mas não a ponto de se desmancharem. 

Depois de cozidas, escorra e reserve para que esfriem um pouquinho.

Na mesma panela (para não sujar mais coisas, rsrsrs), vamos fazer o molho bechamel com queijo. Derreta os 40gr de manteiga por completo. Em seguida coloque os 40gr de farinha e mexa sempre bem com um fouet. Vai formar uma massa, mas não se apavore. Coloque um pouquinho do leite e dissolva tudo, sempre mexendo até ficar homogêneo. Adicione o restante do leite, tempere com o sal, a pimenta do reino e a noz moscada. Continue mexendo. Em seguida adicione 150gr do queijo ralado e mexa bem até que tudo esteja derretido e encorpado. Apague o fogo.

Pegue as endívias cozidas e enrole-as uma a uma nas fatias de presunto. Eu precisei de 2 fatias para cada uma delas. Acomode-as em um refratário ou outro prato que possa ir ao forno. Em seguida, despeje o molho por cima e salpique o restante do queijo ralado. Leve ao forno a 220ºC para gratinar e dourar. 

Na Bélgica, é costume comer as endívias com batata cozida pura. Eles amassam a batatinha e misturam no molho. Fica uma delícia! 

Comentários

  1. Eu não sabia o que era endívia, li o título e precisei dar um google!
    Além de conhecer suas receitas, preciso conhecer muito mais comidas hehehehe

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahahaha agora que já sabes, vale a pena provar. Nem que seja crua com um patê ou salpicão. É rica em cálcio e ferro. Beijocas!

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas