Fica, vai ter bolo (de farinha de amêndoas)!

Olá! Que saudade do blog!

Fiquei umas boas semanas de folga. Tirei férias do trabalho, mas as aulas da faculdade continuaram. No período que estive em casa, fiquei estudando para uma prova específica. Estudei muito! Felizmente, por enquanto, estou mais livre.

Fazia tempo que tinha comprado uma farinha de amêndoas, mas ainda não tinha descoberto receita nenhuma para fazer com ela. Nada realmente especial que valesse a pena. Eis que, ontem à noite, vi que estava sem pão para o café da manhã de hoje. Na geladeira não tinha queijo, e só tinha um ovo. Pensei: "vou ter que inventar alguma coisa para comer no café de amanhã". Sou daquelas que sai atrasada, mas não sai sem café da manhã. E, sim, como ovo, fruta e pão.

Aí juntei o tico com o teco, pensei e saiu intuitivamente um bolinho de farinha de amêndoas com passas de uva bem molhadinho.

Ingredientes:

- 2 bananas médias amassadas;
- 200gr de farinha de amêndoas;
- 2 colheres de sopa de óleo;
- passas de uva a gosto;
- 1 ovo;
- 50 ml de leite ou mais um ovo;
- 2 colheres de sopa de açúcar da sua preferência;
- 1 colher de chá de fermento químico;
- gotas de essência de baunilha;

Amassei as bananas e misturei todos os outros ingredientes à mão mesmo. A massa não fica mole, fica tipo uma pastinha. Acho que trocar os 50ml de leite por mais um ovo seria o ideal. Coloquei só um porque era o que eu tinha em casa, mas acredito que este ovo adicional deixe o bolinho menos quebradiço. Ele fica super molhadinho e docinho, principalmente por causa da banana e das passas. A textura da farinha de amêndoas também é ótima. Deve ficar uma delícia com gotas de chocolate no lugar das passas, mas não era o objetivo. Queria mesmo é que ficasse leve para comer sem culpa.

Coloquei para assar em uma forma pequena de bolo inglês por 40 minutos em forno a 180ºC.

Foi meu café da manhã hoje e me garantiu saciedade até a hora do almoço.
Espero que tenham gostado e que testem. Se fizerem, comentem aqui para eu saber como ficou.

Até a próxima! Beijos!

Comentários

Postagens mais visitadas